22 de mai. de 2016

para viver além do superficial

Ou sobre as consequências da falta do amor versus os efeitos que o amor nos causa. Porque no fim toda a nossa vida é baseada nisso.

Domingo passado eu encontrei um amigo para gravar com ele e sabe quando um encontro é mais que isso? Sabe quando um abraço é mais que um abraço? Sabe quando depois de se despedir da pessoa você chega em casa leve? É uma coisa que mexe com nossa alma. Eu posso contar nos dedos quantas vezes eu senti isso na minha vida e também posso dizer que em todas elas os meus amigos foram responsáveis por essa sensação. 
Vocês já se doeram quando pararam pra pensar que quase todas as nossas "amizades" são baseadas em "e as novidades?" seguidas de um desinteresse escancarado e um "que bom" no fim? Eu sou aquele tipo de pessoa que se importa com tudo e sente demais e tenho pensado nisso há anos! Principalmente quando enfrento dilemas e momentos difíceis. Já fiz um texto sobre o quanto é real o fato de ninguém ter nada a ver com a nossa bad e isso é terrivelmente triste. Ninguém mais se importa com ninguém! Estamos cada vez mais fechados em nosso mundo porque ninguém se dá o trabalho de nos ouvir e assim caminhamos com essa sensação de solidão. O desinteresse pela dor (ou felicidade também) do outro já é algo cultural trazido pela revolução digital. Estamos no smartphone enquanto o outro conta sobre mais uma desilusão amorosa ou sobre o quanto foi incrível ele conseguir algo. Essa realidade me deixa profundamente triste por saber que faço parte dela e por saber que está cada vez mais difícil cultivar uma amizade que vá além do superficial. 
Depois de me despedir desse amigo, a sensação de alma tranquila e vida no lugar me fez refletir o quanto a amizade sincera pode fazer diferença na nossa vida. Pensei no tanto de frustração e bads que poderíamos ter evitado se ao invés de um "supere" tivéssemos ouvido um "Como você tá? Me conte tudo" seguido de um abraço sem pressa. A dor compartilhada se torna mais suportável e a alegria quando dividida se torna ainda maior. E foi preciso morar sozinha e enfrentar a solidão de frente para entender que nesse mundo doido e corrido, os abraços e sorrisos sinceros nos curam, nos preenchem e nos ajudam a deixar o peso da vida mais leve. 
Se importar com o outro nos faz aprender a viver além das coisas superficiais porque todo o significado de um relacionamento só existe na nossa capacidade de cultivar as coisas aparentemente sem valor: a calma de um abraço, o efeito de uma risada, a companhia, o olhar atento.

Deixo o vídeo feito com ele para vocês verem o quanto uma amizade assim é especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo