20 de ago. de 2015

Minha transição capilar - com fotos!

Demorei pra vir falar sobre isso mas agora tô aqui! Fico extremamente feliz em poder fazer essa postagem para mostrar às meninas que querem passar por isso que é sim TOTALMENTE POSSÍVEL, mas essa decisão é tão pessoal que nada que eu fale aqui te convencerá, caso você tenha vontade de passar por isso mas ainda não se decidiu. 
O mais incrível da minha transição foi ver o quanto eu me descobri e mudei. Antes de começar, lá em 2013 (fiz o último retoque da progressiva em Maio mas eu fazia química no cabelo desde os 7 anos de idade!), eu era a pessoa que só sabia falar as mesmas coisas sobre cabelo cacheado: "Não, Deus me livre! De jeito nenhum! Não me imagino de cabelo cacheado. Tenho medo que o cabelo fique redondo demais. Não me vejo de cabelo curto." E aí tinha a clássica: "Ah, não, combina com ela, mas não em mim... " Eu fui uma das pessoas mais resistentes que conheço a desapegar da química principalmente por causa da estética e não tenho nenhuma vergonha de falar sobre isso. Passar pela transição acabou com todos os meus preconceitos, inclusive preconceitos que eu tinha comigo mesma. Mas não vou falar sobre a parte sentimental dessa fase porque já falei tudo em detalhes nessa postagem aqui. Agora senta aí que a história é grande!

Os primeiros dias e meses da transição são os piores. Parece que todo o seu esforço em hidratar e cuidar não estão valendo de nada e o cabelo parece que nunca mais vai crescer. Eu costumava dizer que se você aguentar os primeiros seis meses da transição você aguenta o resto.
Novembro de 2013 | Dezembro de 2013

Nas fotos acima eu já tinha decidido realmente que era isso que eu queria. Como eu disse, se você passa pelos primeiros meses você consegue passar pelo resto. Essa fase é a pior porque o cabelão liso ainda tá lá e você fica tentada a alisar novamente e acabar com aquele sofrimento, rs. Na foto de Novembro eu tava com o cabelo escovado e as pontas cacheadas e na foto de Dezembro eu já tinha parado de secar a franja - eu fazia isso todos os dias antes da transição porque era a parte que mais cacheava quando a raiz estava crescendo e ficava super desigual em relação ao resto do cabelo - e comecei a me virar com penteados. 

Aí como eu sou uma pessoa muito agoniada o ano virou e eu queria logo meter a tesoura e colocar essa transição pra andar. Fiz o primeiro corte em Janeiro de 2014:




Lembro que no salão ela finalizou meu cabelo com uma gotinha só de creme o que serviu pra me deixar um pouco decepcionada com o resultado do corte quando ele foi enxugando. Ao sair na rua eu via todo mundo olhando pra mim e eu me sentindo super estranha porque sabia que o cabelo não tava legal. Quando cheguei em casa desfiz a trança lateral que a cabeleireira fez e corri pra molhar o cabelo de novo pra finalizar do meu jeito - COM MUITO CREME DE PENTEAR! 

Quando ele secava ficava assim (depois d'eu amassar muito):
nada que um batom vermelho não resolva, neam?

E aí eu já podia comemorar alguns resultados:
janeiro de 2014 | abril de 2014


Novembro de 2013 | Fevereiro de 2014
(não deu pra entender muito mas a parte mostrada acima é a franja)
Março de 2014

2º Corte - Maio de 2014 (um ano de transição já!)
Depois de cortar a primeira vez, já era, não tem como voltar mais na decisão. Agora é só correr atrás para estar a favor dos cachos que já estavam aparecendo. Aí em Maio eu fui lá e cortei de novo! 


Eu saí 100% mais satisfeita depois desse corte porque eu levei referências para a cabeleireira e ela fez do jeito que eu queria. Eu pedi que ela deixasse mais cabelo na frente, mesmo que com química, porque eu ainda não me sentia totalmente segura pra cortar tudo. Ainda ficou muito cabelo com química mas como ela fez um corte assimétrico (com uma ponta maior na frente) deu pra eu finalizar fazendo dedoliss na parte cacheada e passando babyliss na parte com química. Foi assim que eu passei o resto da minha transição. Demorava quase duas horas para finalizar todas as vezes que eu lavava. Foram meses cansativos! Hahaha. 

Depois de finalizado e seco ficava assim:



Essa pontinha na frente, ainda que com química e ainda que muito cansativo para finalizar, foi muito importante pra minha adaptação. Então por isso que eu digo: vá cortando aos poucos e tome o tempo que você precisar! Vá moldando o seu cabelo e se adaptando aos poucos até chegar a hora de fazer o BC. 


E então, enquanto o mundo lembrava mais um ano do atentado às Torres Gêmeas em 11 de Setembro de 2014 (juro que eu só lembrei desse detalhe depois) eu fazia o meu BC!!! 


Levei alguns dias pra me adaptar novamente porque ele ficou mais curto do que eu pensava mas depois foi só amor. Agora eu não precisava mais passar duas horas finalizando e depois de mais de um ano em transição, eu estava com o cabelo que eu deveria estar há 14 anos. Se quiser ver fotos depois do BC é só ir no meu instagram.

Agora é só amor, kirida!

Se tem alguma dúvida sobre a minha transição ou quer alguma dica, você pode falar comigo pela página do blog no facebook ou deixar um comentário. Vou adorar conversar com você!

9 comentários:

  1. Tenho que dizer que assim que entrei eu teu blog olhei para a fotografia da sidebar e disse "Que cabelo lindo e que flor bonita!" haha

    Gostei de conhecer um pouco da sua história, vivo recomendando textos assim para uma amiga que acha que o cabelo dela é feio, mas na verdade é lindo. De qualquer forma, parabéns pela coragem :)

    Assistir filme é tudo de bom, principalmente com um petisco ao lado, haha.
    Achei uma gracinha esses quadrinhos. :)

    Twee (meu pequeno dossiê)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel! Obrigada por todos os elogios e pelo seu comentário. Fala pra sua amiga que eu vou falar mais sobre cabelo, transição etc por aqui caso ela queira uma ajudinha! Haha Um beijo! <3

      Excluir
  2. Meus cortes de transição também foram todos assimétricos! Nossa, melhor coisa, né? Hoje em dia até quando meu cabelo não funciona MESMO eu lido com ele com serenidade e alegria, pq afinal, demorou tanto e demandou tanto esforço que não consigo fazer nada além de gostar dele, todos os dias! hahahah. pq quando vc passa pela transição (é dificil demais ter duas texturas.. e meu cabelo não pegava texturização, era só babyliss mas às vezes desmanchava) vc precisa reforçar muito sua relação de auto estima e de amor à si mesma. E isso acaba preparando a gente pro que der e vier na vida pós-transição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, demais! Tudo verdade! Eu amo o meu com frizz, no bad hair day, de todo jeito. Aprendi a amá-lo do jeito que ele é, sem neura de definição ou não. Não tem como permanecer a mesma depois de uma transição. Ainda bem! <3

      Excluir
  3. Que cabelo lindo, menina! :OOOOOOO

    E olha, eu sei que você contou que antes você falava que não combinava com você, mas combinou taaaaanto. Ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, menina, obrigada!! Pois é, eu até hoje não acredito que eu falava isso. Só quem me conhece sabe o quanto mudei. Obrigada pelos elogios e pela visitinha! <3

      Excluir
  4. O blog ta lindo e seu cabelo ta M-A-R-A assim !!! amo o meu lisinho e ondulado, mas se tivesse algo para deixa-lo cacheado assim eu faria. Cachos e a maravilha capilar que existe. Adoro o do meu companheiro, e perfeito para o cafune. =P beijo e sucesso! =*

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo